top of page
Composição Curatorial
Encontro de Águas
A primeira edição da "Mostra Cujuba de Artes Integradas", registra um "encontro de águas" entre artistas residentes em Rondônia, e de outras margens do Brasil, como Pernambuco, Maranhão e Pará, com o anfitrião da casa, Mestre e Poeta Dom Lauro.
Assim, como pesquisa-viva, Dom, permitiu o acesso em seus cursos vindos do tempo, do vento, e do banzo, num atravessar das letras, sonoridades, cores, corda, profundidade e sentidos de um curso sem cursar; mas num pleno movimentar por si... Só que pelas vias da memória do Rio Madeira, do Rio Guaporé; e de todos os Rios que se encontram com o Mar; numa doce prova de que não só de TERRA vivem os corpos. É da água que surge a vida, e os dias. A água é quem LEVA e LAVA A TERRA, de gota, em gota; inundando idas e vindas, e suas mensagens no Ar; encantadas nas vias de Dom Lauro, um mensageiro ESPACIAL dessas histórias.
Organizar o acervo de Dom Lauro, bem como pensar e exercitar o desdobramento da diversidade de suas mensagens, tem me apontado uma forma importante de perceber por onde as linhas destes tantos cursos trafegam; descansam; entrelaçam; repelem; estranham; transbordam, se juntam, separam abraçam; inclusive, umidificando na dança do fazer encontrado, experienciado conscientemente por Iara Campos (PE), artista do teatro e da dança trazendo um solo úmido, no ato de seu corpo, em antologias geralmente caladas, mas encontradas aos pedaços por Dom Lauro em Espia Poesia, e Antologias poéticas ; bem como o atolar dos trilhos de um trem em pleno desenvolvimento, remontado pela artista visual, Ana Mendes (PA); em cor e outro tratamento ao dito desbravamento; um ato de genocídio, ressignificado em termos, comportamentos e imaginários da ainda e atual era colonial. "Colônia" que ao toque do arte ativista Lucas Mura (RO), pode nos remeter à Alfazema. Pela condição de ouvir sentindo o cheiro do toque do Vale do Guaporé, intercalado aos reclames de Dom e do BerimbauOssauro, nos levando também às andanças pelas beiras do Rio Madeira. O povo Mura vem de lá. Inclusive misturados aos povos chegados do Maranhão. Aqui o boi nunca deixa de cantar na beira, e salvar a todo o povo das andanças por essas águas dessas tantas regiões, que também nos leva à beira do Mar, ao encontro de Dj Nanny Ribeiro (MA), pesquisadora e e dramaturga sonora, ascendendo das triscadas da corda de aço do BerimbauOssauro, uma roda ancestral em plena onda sonora; nos remetendo às retomadas. Assim, como Margot Paiva (RO), artista plástica e arquiteta, realizando um marcante registro do BerimbauOssauro, ao retomar a importância de reconhecer o que nos preenche por dentro, tanto em simetria e formas, quanto em harmonias de uma corda só.
Esta edição marca, sobretudo, a beleza da integração das múltiplas formas de se pensar e fazer a arte; principalmente celebrando este termo, a ARTE, como a própria cultura de resgate a nossos corpos-memória; assim notando a participação do jornalista André Oliveira (RO), dedicado a reconhecer a cultura de Rondônia, e divulgá-la em suas diferentes formas; percebendo no espaço as possibilidades surgidas da integração entre nós que estamos com quem sempre chega; como Yesha - Leão do Norte (RO), músico e ativista do reggae, que chegou no espaço das letras de Dom, deixando fluir Porto do Velho: um reclame dito pela própria natureza de Dom, sobre o desenvolvimento.
Aos que chegam, desejamos que fiquem com as mais (IM)possíveis sensações, que esse encontro de águas margeadas por letras, imagens, sentidos, sons e MUITAS FORMAS DE MENSAGEAR O MUNDO, possa lhe causar. A outra parte é com vocês!
Desejamos uma excelente mostra !
Marcela Bonfim, Dom Lauro, Hely Chateaubriand e os sete artistas que compõe este fluxo sem fim...
As margens atoladas de um trem
Ana Mendes (PA)
O DONO TÁ AÍ?
Foto-colagem e Vídeo-poema
Ana Mendes (PA)
Artista visual
Em composição com Dom Lauro, em Reclame_52 "Madeira Mamoré".
* É possível liberar o áudio do vídeo; ampliar as imagens e experienciar junto com o áudio do Reclame_52
Voz Reclame_052
00:00 / 15:53
Solos Úmidos
PILULAS DE DOM
Vídeos-performances
Iara Campos (PE)
Artista da dança e do teatro
Em composição com Dom Lauro, a partir dos livros “Antologia Poética” e “Espia Poesia”
* É possível liberar os áudios dos vídeos da maneira que desejar compor com as obras; clicando é possível conhecer os livros digitalizados
Iara Campos (PE)
Rio não nasce com fome; nem espinho se cria no Mar
PEÇA PARA RETOMADA
Dramaturgia sonora
Nanny Ribeiro (MA)
Dj pesquisadora
Em composição com Dom Lauro, a partir da sonoridade do "BerimbauOssauro" e da poesia "Porco Espinho".
* Para melhor experiência utilizar fone de ouvido
peça-para-retomada
00:00 / 07:33
Uma corda pra encher um copo vazio
BERIMBAUOSSAURO
O INSTRUMENTO DE UMA CORDA SÓ
Memorial descritivo
Margot Paiva (RO)
Artista plástica e arquiteta
Em composição com Dom Lauro na catalogação descritiva do instrumento "BerimbauOssauro".
* Para visualizar maior e com mais espaço clique na imagem.
Voz 003 berimbau e voz fundo
00:00 / 05:23
Dj Nanny Ribeiro (MA)
Margot Paiva(RO)
Uma cidade inundada pelo Desenvolvimento
PORTO DO VELHO
Música
Yesha - Leão do Norte (RO)
Músico
Em composição com Dom Lauro, a partir da poesia "Porto do Velho"
* Para melhor experiência utilizar fone de ouvido
WhatsApp Audio 2022-06-01 at 08.11.00
00:00 / 04:41
Yesha - Leão do Norte (RO)
Espaço das Águas
ESPAÇO CUJUBA
Série jornalística
André Oliveira (RO)
Jornalista
Em composição com Dom Lauro, a partir do Espaço Cujuba, de suas obras e pensamentos, e residentes
* É possível liberar os áudios dos vídeos
André Oliveira (RO)
Águas desse chão
POR DENTRO DA FLORESTA
Interpretação de Contos
Lucas Mura (RO)
Arte ativista indígena
Em composição com Xingu de Dom Lauro
* Para melhor experiência utilizar fone de ouvido
00:00 / 08:08
Lucas Mura (RO)
bottom of page